Translator / Tradutor / Traducteur / Traductor / 翻译 / 翻訳者 / Переводчик /

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Busque a Unidade do Reino de Deus

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” I Co 12.12
Olá amados....paz seja convosco!
Estive orando nos últimos dias a respeito da “unidade da igreja” e percebi alguns fatores “interessantes”. A igreja é feita de pessoas as quais realizam mobilizações através de grupos e células....
Mas existe uma pergunta que tem inquietado muitos líderes:
Como trabalhar em equipe na igreja?
Estou a quase 10 anos na igreja e tenho visto muitas pessoas a cada dia mais desinteressado e descomprometido com o trabalho. Vemos poucas pessoas incumbidas de quase tudo o que acontece na comunidade, pessoas essas que se sobrecarregam pela falta de voluntários. E assim vamos sofrendo para conseguir manter a comunidade de pé.
Como será que poderemos reverter este quadro pintado em um tom tão acinzentado? Onde estará a solução para nós? Creio que a solução, como não poderia deixar de ser, se encontra na Palavra de Deus.
Para que aprendamos a trabalhar em equipe precisamos tomar consciência de que a Igreja é um Corpo que se sujeita a uma cabeça, que é Jesus Cristo. Quando lemos em I Coríntios no capítulo 12, a partir do versículo 12, percebemos esse projeto de Deus para a Igreja. Ele deseja que cada membro exerça sua função.
E como isso acontece? Através do exercício dos dons espirituais, conforme Coríntios 12. 1-11. Precisamos tomar consciência, enquanto líderes que a igreja não é um jogo de futebol, onde 22 correm até se esgotarem, e milhares ficam assistindo, gritando aplaudindo ou vaiando. Acho que melhor comparação não existe pois a grande maioria está para criticar ou vê no que vai dar, mas se colocar a frente, no meio do “jogo” para todos verem...hummm...poucos!
Precisamos gerar a consciência de que na igreja não há lugar para expectadores. Todos precisam se envolver e fazer sua parte para que o Reino de Deus venha a crescer em quantidade e qualidade.
O exercício dos dons no corpo. A imagem do corpo é fantasticamente apropriada para a realidade da igreja. Ela revela a diversidade existente sem abrir mão da conexão necessária para o bom andamento. Afinal, os membros do corpo dependem uns dos outros.
Não existem membros independentes pois:

“Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo o corpo fosse o ouvido, onde estaria o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo como lhe aprouve.” Coríntios 12.15-18.

Às vezes na igreja achamos que podemos ser independentes, e acabamos perdendo oportunidades de desfrutar da riqueza da criatividade de Deus que nos fez de forma tão diversificada. Deixamos de buscar o aprendizado mútuo achando que somos os senhores da verdade, o que vem em prejuízo da unidade da igreja, e do trabalho em equipe que trará crescimento e alegria para o povo de Deus.
Sem dúvida, se aprendermos a canalizar os dons, e a partir deles canalizarmos os diversos trabalhos das comunidades experimentaremos uma nova dimensão de vivência comunitária.
Meu desejo e oração é que cada uma de nossas igrejas possam tornar-se equipes, usando os diversos dons distribuídos à igreja pelo Espírito Santo.
Foque isso!!! Sonhe os sonhos de seu pastor, sonhe os sonhos de seus líderes para que onde você esteja desempenhando a sua contribuição para o Reino de Deus não seja em “grupos”, mas sim em forma de “equipe” para que o Senhor te capacite ainda mais! E Ele promete isso:

“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” I Co12.31

Que Deus te abençoe grandiosamente!

Alexandre Moreira
Blog: http://alexandrefmoreira.blogspot.com/
Resto do Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Que a paz seja convosco!

Obrigado por vir. Paz seja convosco!