Translator / Tradutor / Traducteur / Traductor / 翻译 / 翻訳者 / Переводчик /

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Leia aqui Romanos 10.17

...ouvir mais!

Mais uma vez desejo-lhe a Paz de Jesus em sua vida, trabalho e família.

É dito, desde tempos antigos, que a língua é o órgão mais perigoso do ser humano, pois com ela podemos destruir prestígios, magoar amigos, desconstruir relações, etc., mas isso não pode ser tomado ao pé da letra e ser considerado apenas por esse lado, pois a língua tem importância fundamental no nosso corpo. Com ela sentimos os sabores de tudo que comemos e bebemos, com ela podemos pronunciar louvores, palavras de ensino e palavras de construção de relações.

Depois desta introdução, quero falar sobre a ...

Continue lendo...

...importância do ouvido e dos olhos, à luz da Palavra de Deus. Diz o verso acima que a “fé é pelo ouvir” e isso nos leva a entender que, se queremos aprender da Palavra e de qualquer assunto, temos que ter os ouvidos bem atentos e afinados a ouvir. Da mesma forma, os olhos também tem importância muito expressiva nesse ato de aprendizagem. Imagino que alguém que não tenha "tempo" de ouvir, e só se apressa em falar, terá muito pouca oportunidade de aprender.

Creio até que para aprender e adquirir conhecimento, da Palavra de Deus ou sobre qualquer área da vida, os ouvidos são mais importantes que a boca. Aprende quem ouve ou usa os olhos para ler e ver. Ensina quem usa a boca, com sabedoria para essa finalidade de ensinar. O uso incorreto da boca não contribui nem para o ensino e muito menos para se aprender. Quis falar sobre a importância de ouvir, pois costumamos ter pouca paciência para ouvir. De outra forma, parece que estamos bem dispostos a falar. Tem uma frase, bem antiga, que diz que o peixe morre pela boca. Ora, é de se pensar que, quando falamos demais, podemos cometer mais erros e perder ótimas oportunidades de aprender mais.

A própria Palavra de Deus diz que o ouvir é importante para que aprendamos a ter fé, quando temos "tempo" para ouvir palavras de sabedoria e de ensinamento, como é o caso da Palavra. Quero dizer que devemos colocar um zíper na boca? Absolutamente não! Gostaria de frisar que não podemos desprezar o que ouvimos e o que vemos. Daí vem o conhecimento que precisamos. Por outro lado, muitos recebem de Deus a incumbência de usar a boca com freqüência, para ensinar, para levar conhecimento. Cada um precisa saber dosar isso, de modo a dar o tempo devido a cada sentido, na medida certa.

Saber ouvir já nos indica o caminho do conhecimento, da sabedoria. Como isso é importante! Salomão buscou isso para a sua vida! E teve uma vida muito digna e respeitada por todos os cantos da terra.

Muitas bênçãos e muita alegria na Paz do Senhor Jesus.

Alexandre Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Que a paz seja convosco!

Obrigado por vir. Paz seja convosco!