Translator / Tradutor / Traducteur / Traductor / 翻译 / 翻訳者 / Переводчик /

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3.16
Olá amados... que a paz de Cristo seja convosco!!!!

Olhando este versículo comecei a pensar em algumas coisas do tipo: “Como alguém pode amar dessa forma outra pessoa que te rejeita, trata mal e não faz nada que lhe é pedido”? Realmente é muito difícil isso acontecer.

Mas para entendermos a expressão amor, vamos conceituá-la: a palavra “amor” pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a
Continue lendo...

formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.

Bom, partindo deste conceito percebemos quão grande e profundo é o verbo “amar”. E fazendo uma análise da passagem bíblica percebemos o quanto Deus fez por nós, criando em nós um vínculo emocional o qual recebemos com tanta intensidade que aliementa nossas estimulações para mantermos o nosso relacionamento e motivados, sempre, a continuar fiel a este amor. A força motriz de toda a Bíblia é o amor! Em vários momentos Deus teve que usar o seu amor e paixão para conosco, desde criação do mundo até os dias de hoje. Pessoas que murmuram, reclamam da forma como Deus trabalha, questionam se é mesmo a “melhor forma”, não aceitam a vontade de Deus, que segundo a Palavra diz é boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2).

Você já parou para pensar e refletir o que leva tantas pessoas trabalharem nas igrejas sem nenhum retorno financeiro ou ganhos profissionais que posteriormente irão lhe render algo como uma faculdade? A resposta é o amor! Amor pelos líderes, amor pela igreja, amor pelas almas, amor pelo Reino e sobretudo amor por Deus! Isso é incrível como move todo um processo.

Contudo, temos um grande inimigo nisso tudo: a falta de fé, a descrença ou o medo. Podemos até dizer que algo ainda maior acontece: a calcificação, não dos ossos, mas da vontade. No deserto observamos o que aconteceu com o povo que Moisés liderava quando Deus falava o quanto eles estavam sendo desleais, adorando bezerros. Eles tinham um lugar de honra no grande espetáculo de Deus. Viram a água se transformar em sangue, o Mar Vermelho se abrir, o exército egípcio ser aniquilado, Deus mandando o maná do céu a cada dia, com o orvalho da manhã, ganhando a confiança do povo.

Mas quando Deus chamou Moisés para uma “reunião”, o povo entrou em pânico como pintinhos sem mãe: “Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.” (Êxodo 32.1). O medo contagiou todos que estavam acampados e fizeram uma vaca de metal conversaram com ela. Deus ficou escandalizado com tamanha estupidez e ordenou que Moisés que descesse imediatamente (veja versículo 7-9).

A presença do medo nos hebreus não incomodou a Deus, mas a resposta que eles deram a esse medo. Não confiaram em Deus, esqueceram tudo que tinha acontecido antes e ficaram duros como pedras. Voltar-se para uma imagem em busca de ajuda? Uma grande estupidez! E muitas vezes agimos dessa forma, esquecendo quem é Deus e passando a confiar em nós mesmos, no trabalho, nas pessoas, no dinheiro, poder, beleza, enfim, do que Deus representa em nossas vidas. O que mais me impressiona é que Deus faz tudo por nós e num dado momento que passamos por crise, “basta Mosés desaparecer por um instante”, e nós criamos uma tempestade que forma um caos.

O diagnóstico do médico do céu é esse:

“E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.” Efésios 4.17-19

Quanta clareza! Não é de se admirar que a Palavra diga: “mas o que endurece o seu coração cairá no mal” (Provérbio 28.14). O coração endurecido arruína, não somente sua vida, mas também a de seus familiares. Nações de pessoas no Haiti esquivam-se de Deus, adotando como a prática religiosa do país o “vudu” e se perguntam: “- O que fizemos?”. Memórias curtas endurecem o nosso coração.

Contudo, meu irmão e minha irmão, é esse o mundo que deus AMA! “Porque deus amou o mundo de tal maneira...”. Tenha um coração que:

1 – Não esqueça o que Deus tem feito por você: anote com cuidado as bênçãos de Deus em sua vida. Reflita neles. (veja Salmos 71.14,15)

2 – Reconheça o que você tem feito contra Deus: amontoar pecados é algo que nos endurece o coração. Confessá-los nos amolece o mostra o quanto somos falhos e necessitado de Deus. (veja I João 1.10).


Quando éramos crianças e brincávamos com aquelas “massinhas” fazíamos figuras, bonecos, brinquedos e muitas coisas com ela. Contudo se esquecêssemos de guardar num local apropriado ela endurecia. Muitas vezes recorríamos a nossos pais para que, com suas mãos maiores, dedos fortes, conseguissem amolecer a massa empedrada.

Se seu coração está duro, recorra ao Pai! Ele deu o seu filho por mim e por você de uma tal forma que “todo aquele”, e não “qualquer aquele”, herdasse a maior promessa: a vida eterna! Afinal, quem não faz parte de “todo aquele”? Ele não fez isso a toa, ele te ama e tem projetos grandiosos em sua vida....basta você confiar, basta você CRER, e verás a glória de Deus.

Que Deus te abençoe de uma forma tremenda sua vida através deste estudo, feito com muito amor, oração e fervor!

Alexandre Moreira

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010


"Sem lenha o fogo se apaga; e não havendo difamador, cessa a contenda"
Provérbios 26.20.
Olá querido...paz seja convosco...espero que este estudo possa ser edificante para sua vida!!!!
Este verso bíblico descreve uma grande verdade: se as pessoas pararem de "por lenha na fogueira", a contenda acaba. Este princípio, o "Princípio da Fogueira", aplica-se também à vida espiritual. Quando uma pessoa tem uma experiência real com Jesus Cristo, algo como que um fogo de Deus invade o seu coração. Ela se sente revivida, renovada, animada, inspirada, pronta para qualquer desafio. É capaz de vencer antigas barreiras, vícios, problemas.
No entanto, depois de algum tempo, podemos perceber que

Continue lendo...

este fogo se apaga em alguns crentes. O quê houve? Faltou alimentar o fogo de Deus. O cristão, então, torna-se morno, indiferente, infeliz. Qual seria o combustível da vida cristã, capaz de manter a chama acesa? O que mantém o fogo de Deus no coração do cristão são certas práticas diárias. Simples, porém, valiosas e poderosas. Vamos chamá-las de GRAVETOS.

1. O Graveto da Oração
Orai sem cessar, dizem as Escrituras. Esse graveto dá um combustível fundamental para que o fogo de Deus venha a ficar a cada dia mais evidente em nossas vidas. O espírito está sempre pronto para receber mais de Deus, mas a carne é fraca! Precisamos de oração a cada dia para que, oração esta feita para nós e para os outros e vice-versa.
Ore a Deus, busque a Deus a cada dia, principalmente em sua casa...essa é a busca que Deus espera de cada um de nós...algo espontâneo!
Veja: Mateus 26.41; I Tessalonicenses 5.17; Tiago 5.16.

2. O Graveto da Leitura Bíblica
Examinai as Escrituras para que a cada dia Elas possam testificar em sua vida a vontade de Deus. Caso não leia e entenda a Palavra de Deus irá fatalmente errar. Seria como pegar um equipamento que você acabou de comprar e não ser o “Manual de Instruções” (a Palavra). Você fatalmente não saberia utilizar todos os recursos disponíveis daquele equipamento (que somos nós) ou chegar ao extremo de queimar ou danificar o mesmo.
A Palavra de Deus é o poder de Deus! Leia, busque e Ela irá lhe mostrar caminhos de luz em sua jornada cristã.
Veja: João 5.39; Mateus 22.29; Efésios 6.17, Romanos 1.16

3. O Graveto da Convivência Cristã
Não abandonei a vossa congregação, não deixe de ir a igreja. Ninguém é auto-suficiente! A Palavra nos fala que precisamos um do outro, mesmo que o outro não seja da forma ou jeito que lhe agrada. E essa convivência lhe dará momentos de crescimento e amadurecimento espiritual ao longo do tempo.
Veja: Hebreus 10.25; João 13.34-35; Romanos 12.9-17.

4. O Graveto do Testemunho Pessoal
E sereis minhas testemunhas... você tem sido testemunha de Deus? Feito o que Deus realmente quer para o Seu Reino? Diz em Atos que sereis testemunhas em Jerusalém, Judéia e Samaria e até os confins da Terra. Fato esse que nos tem como dever dar testemunho vivo e real onde quer que estejamos, o que façamos, fazer, SEMPRE, para honrar o nome de Jesus!
Lembre-se... você sempre será tido como um parâmetro e dependendo de sua atitude será para o bem ou para o mau.
Veja: Atos 1.8; Mateus 28.19-20; Marcos 16.15-16.

O cristão bem informado vê a Oração, a Leitura Bíblica, a Convivência Cristã e o Testemunho Pessoal como privilégios, e não como deveres de casa. Ele sabe que sua oração é ouvida por Deus porque Jesus Cristo morreu numa cruz em seu lugar; que muitos dedicaram suas vidas para que as Escrituras chegassem às suas mãos; que a Convivência Cristã permite-lhe realizar para Deus obras que jamais conseguiria sozinho e que o seu Testemunho Pessoal, além de salvar vidas, contribui para a sua própria edificação e fortalecimento da Igreja.
Meu querido, mantenha a chama acesa, forte em sua vida para que todos possam ver o mover de Deus em sua vida como um testemunho vivo de Seu poder!
“Rogo-vos, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o culto racional” Romanos 12.1
Lembre-se: Sem lenha, o fogo se apaga.
Um abraço...que Deus te abençoe!
Alexandre Moreira

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010


Muitas famílias estão vivendo uma vida aparentemente feliz, alegre e harmoniosa...eu disse aparentemente! Mas só fachada! Procuram demonstrar amor no casamento, mas existem muitos desafetos e mágoas, procuram demonstrar uma boa educação para os filhos, mas existem muitos gritos e incompreensões e poucas conversas, senão nenhuma.
Se eu for listar aqui o que pode ou acontece dentro de um lar desarmonioso iria levar muito tempo, mas o que quero dizer que pra tudo existe um preço. Lei da semeadura:

“Segundo eu tenho visto, os que lavram iniqüidade, e semeiam mal, segam o mesmo.”

Jó 4.8

Continue lendo...

Isso é um fato e contra fatos na há argumentos! E diante dessas situações “diárias” em muitas famílias me lembrei de Davi. Ele teve um momento de sua vida que talvez tenha sido o pior de todos. Lutava para andar, muitas vezes a montanha era muito íngreme. Foi a estrada mais longa, aquelas estradas com curvas sinuosas, que foi o Monte das Oliveiras:
“E seguiu Davi pela encosta do monte das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça coberta; e caminhava com os pés descalços; e todo o povo que ia com ele cobria cada um a sua cabeça, e subiam chorando sem cessar. “
2 Samuel 15.30


Ele não estava com a coroa, foge de Jerusalém, cidade que fundou, não tem um lar. Quem não iria chorar....sem emprego, sem casa, sem comida....”o rio/chuva levou tudo” (caso bem atual no momento em que vivemos). Mas tudo isso teve uma semente, vejamos...
Davi seduziu Bate-Seba e depois de treze (13) anos que o profeta Natã falou: “Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. “ (2 Samuel 12.10). A profecia se tornou verdadeira!!!
Um dos filhos de Davi, Amnom, cobiçou a meia-irmã, Tamar, e estuprou-a. após o estupro, descartou-a como se fosse copo descartável. Tamar ficou arrasada com tudo e a reação de Davi foi: “Ao saber de tudo isso, o rei Davi ficou indignado”....beleza, mas e ai?
Só indignado? É tudo? Queremos um versículo maior. Queremos mais verbos. Confrontar serve, castigar melhor, expulsar ótimo...mas NADA! Nenhuma repreensão, nem castigo, nem NADA. Davi não fez nada a Amnom. E pior que ainda não fez nada por sua filha também. Ela que por sua vez precisava de sua proteção, afirmação e aprovação. ELA PRECISAVA DE UM PÁI QUE A PROTEJESSE. Mas não teve!
Que horrível! Devido a inércia de Davi, Absalão, seu outro filho o fez...planejou e matou seu irmão para vingar-se do que tinha feito a sua irmã e fugiu de Jerusalém. Mas Davi foi visitar seu filho Absalão, não é? CLARO QUE NÃO! Por três (03) anos viveram em cidades separadas. Seu filho voltou a Jerusalém mas Davi recusava-se a vê-lo. Isso, imagino, causou uma grande ferida no coração de Absalão, fazendo-o a se rebelar contra o pai e bolar um plano de morte para usurpar a coroa. Quanta amargura deve ter tido os filhos de Davi!
E o casamento de Davi? Vejamos em 2 Samuel 3.2-5:
“E a Davi nasceram filhos em Hebrom; e foi o seu primogênito Amnom, de Ainoã a jizreelita; E seu segundo, Quileabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; E o quarto, Adonias, filho de Hagite; e o quinto, Sefatias, filho de Abital; E o sexto, Itreão, de Eglá, também mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom.“

Um total de seis (06) mulheres. Mas ainda falta Mical, a primeira esposa e Bate-Seba, a mais famosa. Então são oito (08)...aff...já pensou? Não tinha nem um dia inteiro para cada uma delas em uma semana! E com elas ele teve filhos e fora os que teve com as concubinas...Davi desprezou um mandamento de Deus: “O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e ambos serão uma só carne”(Gêneses 2.24).
Davi foi um rei que atuou de várias formas, unindo tribos, conquistando reinados, prestígio e riquezas, mas não cuidou do seu alicerce, da sua base: A FAMÍLIA! Tudo que Davi colheu foi uma semeadura que ele mesmo fez: seduzir bate-Seba e mandar matar seu marido Urias, não repreensão do filho devido seu ato, nem do outro que matou.
Famílias fortes, igrejas fortes...famílias desestruturadas, problema, e dos grandes, para os pastores dessa igreja. E Deus sendo o pastor da família de Davi. Davi teve êxito em tudo que fez, menos na família.
Como explicar isso? Não é difícil...Davi na escreveu nenhum salmo sobre seus filhos (de alegria!), nada sobre suas esposas. Ofereceu oração a Jônatas (seu amgio) e por Saul (seu inimigo). Mas para a família NADA! Talvez muito ocupado em fazer algo grandioso de seu reinado.
Meus caros...o maior ministérios que um homem pode exercer é o de sua família. Deus te deu uma esposa(o) para cuidar, amar e honrar. Meu pastor fala “que de todas as conquistas que ele teve na vida, a maior delas foi ter conquistado sua esposa”. A Palavra fala em Efésios 5.25: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”...e faça isso mesmo que senão nem suas orações serão ouvidas por Deus: “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” I Pedro 3.7. Mas Davi não entendeu nada disso...tinha mulheres como se fossem coleção, troféu ou algo parecido. SEJA IMPETUOSAMENTE LEAL AO SEU CONJUGE!
E quanto aos filhos? O que eles mais esperam de um pai? Que ele seja rico, famoso, bonito ou um campeão? COM CERTEZA NÃO! Os melhores pais e mães são aqueles que soletram o sinônimo de amor para os filhos: T-E-M-P-O. Não tempo “bem aproveitado”, mas a toa mesmo, tempo ocioso, qualquer tempo, todo o tempo. Seus filhos são suas heranças, sua perpetuidade no tempo, sua geração! Não jogue fora isso que Deus lhe deu.
E o mais curioso é que Davi ao se deparar nos últimos dias de vida, não teve nem filhos nem mulheres, mas sim uma mulher estranha que ele não manteve relações (veja 1 Reis 1.3,4). Pobre Davi...abandonado por sua família por que fez dela pessoas estranhas e morreu nos braços de uma estranha. Creio que ele não queria isso, mas era tarde demais....
Mas não para você! Faça a diferença na sua família! Valorize-a! Faça de sua esposa/marido o “utensílio” de maior valor...ame a pessoa que usa SUA aliança! Cuide de seus filhos e verás que construirás um pedaço no céu, sua casa será conhecida e referência para muitos, pois nosso DEUS É FIEL!

Carinhosamente,

Alexandre Moreira

domingo, 3 de janeiro de 2010

Texto com base do livro "Derrubando Golias - Max Lucado"

Alguns de nós somos temos problemas um tanto quanto complicados de serem superados. Problemas pessoais de comportamento, atitudes, caráter, etc. Existem pessoas que não pensam antes de falar a no final falam o que não deviam, outras que não sabem administrar seu tempo, não se fixam em emprego nenhum, outras que tem diversos relacionamentos amorosos fracassados, tendência a trapacear e tantos outros mais que se relacionarmos todos levaria muito tempo.

Mas e você? Tem algum problema que consome sua vida?
O que é essa fraqueza: mau hábito, atitude desagradável? Onde Satanás tem uma fortaleza dentro de você?...

Continue lendo...

...Conceituando fortaleza: uma fortificação, cidadela, com muros espessos, portões altos.
É como o diabo reivindicasse uma fraqueza como sendo sua e construísse uma trincheira em torno dela: - Você não vai tocar nessa falha – o diabo desafia o céu e você colocando-se diretamente entre a ajuda de Deus e:
a) seu temperamento explosivo;
b) sua auto-imagem frágil;
c) seu apetite insaciável;
d) sua descrença no agir de Deus.

As estações vem e vão, e este “monstro do lago” ainda espreita, lá no fundo da água, sua alma e ele não irá embora! Fortalezas: desafios velhos, difíceis, desanimadores.
Foi diante disso que Davi se viu quando olhou para Jerusalém. Uma cidade com muros altos, fortes, firmes onde os jebuseus habitavam-na. Ninguém os incomoda. Filisteus lutam contra amalequitas. Amalequitas lutam contra hebreus. Mas e os jebuseus? Eles são uma cascavel enrolada no deserto. Todos os deixam em paz!
Exceto Davi. Recém-coroado estava de olho em Jerusalém devido a sua posição central que necessitava para unificar as tribos que estavam divididas. Só gostaria de saber quantas vezes Davi olhou para aquela cidade pois cresceu em Belém, que era perto de lá. A coroa mal havia se assentado em sua cabeça quando ele pôs os olhos em seu mais novo “Golias”:

“E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui. Mas Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.
Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir aos jebuseus, suba ao canal e fira aos coxos e aos cegos, a quem a alma de Davi odeia. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa.
Assim habitou Davi na fortaleza, e a chamou a cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo para dentro.” 2 Samuel 5.6-9


Jerusalém atendia às qualificações de uma fortaleza: uma fortificação velha, difícil e desanimadora. Do alto das torres pequenas, os soldados jebuseus tem tempo se sobra para apontar flechas para qualquer um que queira subir nos muros. Desanimador? E ainda insultaram Davi: “Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão” (5.6). Os jebuseus despejam escárnios sobre Davi assim como Satanás joga baldes de desânimo em você:
1) Você nunca superará maus hábitos;
2) Nasceu pobre; vai morrer pobre;
3) Você pensa que pode vencer seu vício? Repense...

Se você já ouviu escárnios sobre você comece a olhar para Davi. Existe um ponto on muitos passam batidos, mas eu queria atentar para três letras: “mas”. “Mas Davi tomou a fortaleza de Sião” (5.6).
Os muros eram difíceis, fortes, as vozes desanimadoras....MAS Davi conquistou! Você não adoraria que Deus escrevesse um “mas” em sua história? TODOS PRECISAMOS DE UM “MAS”! E Deus tem muitos por ai onde as fortalezas nada significam para Ele...vejamos:
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;” 2 Co 10.4

Nós lutamos com revolver 38. Deus chega com metralhadoras e canhões...aleluia! DAVI NÃO DÁ OUVIDO AS VELHAS VOZES, ele os ignora, rejeitando suas palavras e ocupando-se em trabalhar, O mesmo fez Neemias quando estava, justamente, reconstruindo os muros onde alguns queria desanimá-lo, tentando mostrar que seria uma tarefa árdua e difícil, senão impossível!
O mesmo fez Jesus. Respondeu a Satanás na palavra, não dando ouvidos ao que ele dizia. Uma multidão tentou ridicularizá-lo acerca de uma garotinha quando Ele falou que a garota não estava morta mas sim dormindo e nesse momento todos riram. Contudo ele os silenciou. (Veja Mateus 9.24,25).
O que eles fizeram de incomum? Simples...ouviram “de forma seletiva”. Essa é a questão: você escolhe a voz que ouve...Porque ouvir os zombadores? Porque prestar atenção na voz deles? TENHA ATITUDE, NÃO OLHE PARA A DIFICULDADE, MAS PARA JESUS CRISTO. ELE TE MOSTRARÁ O CAMINHO CORRETO!
E Davi sabia que o muro era alto demais, contudo ele encontrou uma nova esperança num “túnel”, em um buraco no lado de fora dos muros de Jerusalém. VOÇÊ TAMBÉM PODE! Faça o que Davi fez...não dê ouvido as velhas vozes, abra bem os escolhos para novas escolhas.
E aquela pessoa que fala antes de pensar, lembra? Pois é...Deus acabou com a fortaleza de Satanás que estava em sua língua e o fez pregador do Evangelho, Pedro, o apóstolo.
E o fracassado que não se fixa em emprego nenhum e é acusado e preso? Este desempregado pode ser alguém ou grande coisa? José pôde. Sendo depois do faraó a pessoa mais importante de todo o Egito.
E a pessoa que nunca consegue ter um relacionamento firme, duradouro e firmado? Essa pessoa Jesus não descartou quando se encontrou com a mulher samaritana, se tornando a primeira missionária de Jesus (João 4.1-42). Outra prova de que “as armas de Deus são poderosas...para destruir fortalezas” (2 Co 10.4).
Pedro meteu os pés pelas mãos, José foi preso no Egito, A mulher samaritana foi casada cinco vezes, Jesus estava morto no túmulo...MAS PEDRO PREGOU, JOSÉ GOVERNOU, A MULHER SAMARITANA COMPARTILHOU, JESUS RESSUSCITOU...e você?

A SUA HISTÓRIA VOCÊ ESCREVE. SEU “MAS” O ESPERA!

Alexandre Moreira

Obrigado por vir. Paz seja convosco!