Translator / Tradutor / Traducteur / Traductor / 翻译 / 翻訳者 / Переводчик /

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010


Muitas famílias estão vivendo uma vida aparentemente feliz, alegre e harmoniosa...eu disse aparentemente! Mas só fachada! Procuram demonstrar amor no casamento, mas existem muitos desafetos e mágoas, procuram demonstrar uma boa educação para os filhos, mas existem muitos gritos e incompreensões e poucas conversas, senão nenhuma.
Se eu for listar aqui o que pode ou acontece dentro de um lar desarmonioso iria levar muito tempo, mas o que quero dizer que pra tudo existe um preço. Lei da semeadura:

“Segundo eu tenho visto, os que lavram iniqüidade, e semeiam mal, segam o mesmo.”

Jó 4.8

Continue lendo...

Isso é um fato e contra fatos na há argumentos! E diante dessas situações “diárias” em muitas famílias me lembrei de Davi. Ele teve um momento de sua vida que talvez tenha sido o pior de todos. Lutava para andar, muitas vezes a montanha era muito íngreme. Foi a estrada mais longa, aquelas estradas com curvas sinuosas, que foi o Monte das Oliveiras:
“E seguiu Davi pela encosta do monte das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça coberta; e caminhava com os pés descalços; e todo o povo que ia com ele cobria cada um a sua cabeça, e subiam chorando sem cessar. “
2 Samuel 15.30


Ele não estava com a coroa, foge de Jerusalém, cidade que fundou, não tem um lar. Quem não iria chorar....sem emprego, sem casa, sem comida....”o rio/chuva levou tudo” (caso bem atual no momento em que vivemos). Mas tudo isso teve uma semente, vejamos...
Davi seduziu Bate-Seba e depois de treze (13) anos que o profeta Natã falou: “Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. “ (2 Samuel 12.10). A profecia se tornou verdadeira!!!
Um dos filhos de Davi, Amnom, cobiçou a meia-irmã, Tamar, e estuprou-a. após o estupro, descartou-a como se fosse copo descartável. Tamar ficou arrasada com tudo e a reação de Davi foi: “Ao saber de tudo isso, o rei Davi ficou indignado”....beleza, mas e ai?
Só indignado? É tudo? Queremos um versículo maior. Queremos mais verbos. Confrontar serve, castigar melhor, expulsar ótimo...mas NADA! Nenhuma repreensão, nem castigo, nem NADA. Davi não fez nada a Amnom. E pior que ainda não fez nada por sua filha também. Ela que por sua vez precisava de sua proteção, afirmação e aprovação. ELA PRECISAVA DE UM PÁI QUE A PROTEJESSE. Mas não teve!
Que horrível! Devido a inércia de Davi, Absalão, seu outro filho o fez...planejou e matou seu irmão para vingar-se do que tinha feito a sua irmã e fugiu de Jerusalém. Mas Davi foi visitar seu filho Absalão, não é? CLARO QUE NÃO! Por três (03) anos viveram em cidades separadas. Seu filho voltou a Jerusalém mas Davi recusava-se a vê-lo. Isso, imagino, causou uma grande ferida no coração de Absalão, fazendo-o a se rebelar contra o pai e bolar um plano de morte para usurpar a coroa. Quanta amargura deve ter tido os filhos de Davi!
E o casamento de Davi? Vejamos em 2 Samuel 3.2-5:
“E a Davi nasceram filhos em Hebrom; e foi o seu primogênito Amnom, de Ainoã a jizreelita; E seu segundo, Quileabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; E o quarto, Adonias, filho de Hagite; e o quinto, Sefatias, filho de Abital; E o sexto, Itreão, de Eglá, também mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom.“

Um total de seis (06) mulheres. Mas ainda falta Mical, a primeira esposa e Bate-Seba, a mais famosa. Então são oito (08)...aff...já pensou? Não tinha nem um dia inteiro para cada uma delas em uma semana! E com elas ele teve filhos e fora os que teve com as concubinas...Davi desprezou um mandamento de Deus: “O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e ambos serão uma só carne”(Gêneses 2.24).
Davi foi um rei que atuou de várias formas, unindo tribos, conquistando reinados, prestígio e riquezas, mas não cuidou do seu alicerce, da sua base: A FAMÍLIA! Tudo que Davi colheu foi uma semeadura que ele mesmo fez: seduzir bate-Seba e mandar matar seu marido Urias, não repreensão do filho devido seu ato, nem do outro que matou.
Famílias fortes, igrejas fortes...famílias desestruturadas, problema, e dos grandes, para os pastores dessa igreja. E Deus sendo o pastor da família de Davi. Davi teve êxito em tudo que fez, menos na família.
Como explicar isso? Não é difícil...Davi na escreveu nenhum salmo sobre seus filhos (de alegria!), nada sobre suas esposas. Ofereceu oração a Jônatas (seu amgio) e por Saul (seu inimigo). Mas para a família NADA! Talvez muito ocupado em fazer algo grandioso de seu reinado.
Meus caros...o maior ministérios que um homem pode exercer é o de sua família. Deus te deu uma esposa(o) para cuidar, amar e honrar. Meu pastor fala “que de todas as conquistas que ele teve na vida, a maior delas foi ter conquistado sua esposa”. A Palavra fala em Efésios 5.25: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”...e faça isso mesmo que senão nem suas orações serão ouvidas por Deus: “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” I Pedro 3.7. Mas Davi não entendeu nada disso...tinha mulheres como se fossem coleção, troféu ou algo parecido. SEJA IMPETUOSAMENTE LEAL AO SEU CONJUGE!
E quanto aos filhos? O que eles mais esperam de um pai? Que ele seja rico, famoso, bonito ou um campeão? COM CERTEZA NÃO! Os melhores pais e mães são aqueles que soletram o sinônimo de amor para os filhos: T-E-M-P-O. Não tempo “bem aproveitado”, mas a toa mesmo, tempo ocioso, qualquer tempo, todo o tempo. Seus filhos são suas heranças, sua perpetuidade no tempo, sua geração! Não jogue fora isso que Deus lhe deu.
E o mais curioso é que Davi ao se deparar nos últimos dias de vida, não teve nem filhos nem mulheres, mas sim uma mulher estranha que ele não manteve relações (veja 1 Reis 1.3,4). Pobre Davi...abandonado por sua família por que fez dela pessoas estranhas e morreu nos braços de uma estranha. Creio que ele não queria isso, mas era tarde demais....
Mas não para você! Faça a diferença na sua família! Valorize-a! Faça de sua esposa/marido o “utensílio” de maior valor...ame a pessoa que usa SUA aliança! Cuide de seus filhos e verás que construirás um pedaço no céu, sua casa será conhecida e referência para muitos, pois nosso DEUS É FIEL!

Carinhosamente,

Alexandre Moreira

2 comentários:

  1. Está de Parabéns a Célula Koinonya com A SUA PERSEVERANÇA E AMOR PELA OBRA. Amamos tbm o Auto estudo para os casais. Bjus Igor&Larissa

    ResponderExcluir
  2. Olá amados...podem explorar e fazer de nosso blog objeto de copias para estudos para o culto da rede ou cultivo.

    Ainda seremos da rede...mas no momento ainda temos algo a fazer na mocidade. Que DEus abençoe vcs!!!!

    Alexandre Moreira

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Que a paz seja convosco!

Obrigado por vir. Paz seja convosco!