Translator / Tradutor / Traducteur / Traductor / 翻译 / 翻訳者 / Переводчик /

segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro?" Jeremias 18.6

Olá meus amados...tudo bem? Paz seja convosco.... vamos ao que interessa:
Todas as coisas, quer sejam criadas por Deus ou inventadas pelo homem, necessitam ser restauradas ou renovadas. No primeiro caso, não porque o Senhor não faça perfeito... muito pelo contrário! Mas refiro-me a necessidade de algumas coisas de haver uma renovação, seja ela espiritual, pessoal, conjugal, familiar, profissional, enfim, à criação, natureza e o homem

“E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” Atos 3.20,21

Continue lendo...

Todas as pessoas, de todas as épocas, culturas e países clamam por restauração. Todas as instituições, todas as leis e sistemas, de tempo em tempo, passam por uma atualização ou reciclagem, que é o mesmo que ser restauradas. Só sofre restauração aquilo que o tempo deteriorou. Porque deterioramos, necessitamos ser restaurados.
No livro do Profeta Jeremias, capítulo 18, versículos 1-6, encontramos o profeta, em obediência à Deus, fator decisivo na restauração do homem, se dirigindo à casa do oleiro onde ouviria a mensagem dEle. O oleiro é o artesão que produz peças torneadas sobre a roda, espécie de torno movido pelos pés e mãos. O trabalho do oleiro consistia em dar forma a uma porção de barro com as mãos, que precisava estar limpo e moldável. Ao chegar naquele local de trabalho o profeta passa a observar o oleiro trabalhando com a roda.
No processo de acabamento de um vaso, este se quebra em suas mãos, o que o leva a refazê-lo, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Foi neste cenário que o profeta ouviu a voz de Deus que disse: "não posso agir com vocês como fez o oleiro?", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel". Vejamos algumas lições que este quadro tem a nos ensinar:

1 - DEUS NÃO CESSOU A SUA OBRA EM NÓS.
"..e o vi trabalhando... o vaso de barro que ele estava formando..."(vs 3 e 4).
Estamos em construção. Deus está realizando um grande projeto em nós. Ele está trabalhando em nossas vidas. Deus ainda está fazendo a sua obra na igreja, em sua vida e em seus relacionamentos. Você é propriedade dEle. Aleluia!
No texto, o barro é Israel, tirado do Egito. Hoje somos nós, tirados do mundo para sermos moldados. Fomos formados do barro. É preciso se “quebrar” e continuar maleável nas mãos de Deus para que Ele continue a sua obra em nós a cada dia. Deus sempre olha suas possibilidades futuras, e não meramente suas presentes qualificações. Deus nunca perdeu a esperança no lidar com os homens. Deus sempre espera qualquer coisa dos piores e dos mais fracos. Mas de você...aaahhh...Ele espera boas coisas!!!

2 - CIRCUNSTÂNCIAS PODEM CONSPIRAR CONTRA A OBRA DE DEUS EM NÓS
“Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro..”Jeremias 18.4
"Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado" Salmos 31.12
O texto não informa o que causou a quebra do vaso, simplesmente diz que ele se quebrou nas mãos do oleiro, não se sabe como, mas quebrou-se. Quebrou-se nas mãos daquele que sabe refazer, restaurar, reorganizar o que está quebrado. Precisamos nos quebrar nas mãos de Deus. Precisamos nos humilhar e ser moldados novamente por Ele.
Quais vasos se quebraram em sua vida? Quais necessitam ser restaurados?
(a) vaso do primeiro amor? Você perdeu o gosto pela Bíblia, pela oração e comunhão com Deus, com a igreja e os irmãos?
(b) vaso da pureza? Vocês se soltou? Fez concessões à carne, ao mundo e ao diabo?
(c) vaso da dependência? Você se envaideceu? Tornou-se autônomo, independente, auto-suficiente? Perdeu a força da esperança cristã, a capacidade de crer?
(d) vaso do compromisso? Você quebrou os votos, as alianças e os pactos que fez com o seu cônjuge, pais, sócios, filhos, igreja ou ministério? Você rompeu com todos os seus compromissos? Não é hora para culpar ninguém, somos responsáveis pelas mazelas em nossa própria vida, mas ainda não é o fim, sabe por que?
Porque:
3– DEUS TEM INTERESSE EM RESTAURAR SUA OBRA EM NÓS.
"e Ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade". Jr 18.4.
Deus é poderoso para nos restaurar! Ele tem profundo interesse em nos reaproveitar, refazer-nos, restaurar-nos. Ele é quem restaura nossa relação com Ele. Ele é quem restaura nossa relação com o próximo. Deus não faz emendas, ele faz novas todas as coisas. Ele é quem restaura a nossa sorte, nossos sonhos, nossos bens, nossa saúde, nossas coisas. Ele é quem restaura a nossa alma (Salmos 19.7).
É meu querido e minha querida...continue, meu amigo e amiga “barro”. Continue nas mãos de Deus. Continue moldável e permita que o Senhor te restaure e faça de você um restaurador de vidas
“E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.”Isaías 58.12

Que Deus te abençoe profundamente!!!

Alexandre Moreira
Blog: http://alexandrefmoreira.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Que a paz seja convosco!

Obrigado por vir. Paz seja convosco!