Translator / Tradutor / Traducteur / Traductor / 翻译 / 翻訳者 / Переводчик /

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Seja Livre, Pelo Conhecimento da Palavra!


João 8: 29 e 32 - "E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada ... E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".
...a verdade liberta!

Quero iniciar essa mensagem com a certeza de que o Senhor está do seu lado, sendo-lhe companhia, dando-lhe entendimento, paz e muita alegria.
Quando nos dispomos a entender a Palavra, não há como distinguí-la da Verdade a que Jesus se referia. Aí é que quero refletir neste texto mensagem.
Ouvimos e lemos mensagens a todo instante. Umas parecem ter sido proferidas por pessoas com bastante conhecimento teológico dos assuntos, outras proferidas por pessoas sem qualquer conhecimento teológico, e muitas que parecem representar Deus falando diretamente conosco. O que diferencia umas das outras?

Leia Mais...

Creio que você pode responder isso.
Já me perguntei em algumas ocasiões: será que Deus nunca está contente com nada? Será que Ele nunca se agrada do ser humano? O que eu tenho que fazer para agradá-lo? São questionamentos que, creio, muitos já fizeram e depois ficaram com remorso por pensar assim. Mas, esses pensamentos surgem em decorrência de algumas mensagens que ouvimos trazerem uma exigência sobrenatural de Deus para se satisfazer.
Dependendo da maneira que isso é colocado, chegamos a pensar que Ele nunca se agrada de nada. Parece que a cada dia temos uma receita nova de como agradar ao Senhor.
Mas acontece, que nosso Senhor é o nosso pai, que nos ama. Foi necessário que Jesus viesse aqui para mostrar isso, que os profetas e sacerdotes antes dele não conseguiram mostrar: falar de amor e pregar o amor, de forma simples, na linguagem do ouvinte! Falar de justiça e praticar justiça! Falar do bem e praticar o bem!
No texto bíblico acima vemos Jesus demonstrando a sua tranqüilidade de que agradava o Pai, devido estar sempre fazendo o certo, praticando o bem, a justiça e o amor no seu sentido máximo.
Então, não importa se quem está pregando seja um letrado ou um pregador de poucas letras, mas é preciso que seja dita sempre a verdade! Claro, conhecer do assunto que estamos falando é muito importante, contextualizando sempre com épocas distintas, etc, porém, as “viagens” exacerbadas, no caso dos menos letrados, e o exagerado uso das letras e das explicações teológicas, no caso dos doutores, podem dificultar o entendimento da mensagem.
Respondendo às questões colocadas: a receita para agradar a Deus é conhecer a verdade, sua palavra. A prática desta verdade nos coloca no aconchego do Pai... Ele é muito simples, como nós. Trata conosco como filhinhos amados, como criancinhas, então não dá para imaginar algo diferente. Conhecendo Sua verdade poderemos sentir a tranqüilidade que Jesus demonstrou no verso que usei como base desta mensagem.
A obediência e o cumprimento das recomendações dadas pelo nosso Senhor nos dá a certeza de termos uma vida melhorada com nossos semelhantes. Dessa forma, estamos lhe agradando, pois o que ele quer de nós? Quer que convivamos bem entre nós, como conseqüência de estarmos praticando o conhecimento que temos de sua palavra. Então passa a ter sentido, bem vivo para nós, a palavra dita: "... e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".

Seja livre, pelo conhecimento da palavra! Aleluia!!!!!
Abraços.....
Alexandre Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Que a paz seja convosco!

Obrigado por vir. Paz seja convosco!