Translator / Tradutor / Traducteur / Traductor / 翻译 / 翻訳者 / Переводчик /

sábado, 8 de agosto de 2009


Agora, que lições de vida nós podemos tirar dessa passagem bíblica?


Primeiro nós temos que entender a tipologia do texto:

1. Povo de Israel e o Cativeiro = Nós antes de Cristo.
O povo de Israel vivia como escravo no Egito. Antes de nos encontrarmos com Cristo e entregar a nossa vida a Ele, nós vivíamos em um estado de escravidão onde o nosso Senhor era o nosso pecado. Todos nós hoje, lavados e remidos pelo sangue de Jesus, já fomos um dia escravos do pecado. (João 8.34).

2. Moisés = Jesus
Moisés é um tipo de Cristo no Antigo Testamento. Ele foi escolhido para libertar o povo de Israel da escravidão assim como Jesus nos libertou dos nossos pecados.

3. Mar Vermelho = Adversidade
O Mar Vermelho significa todo tipo de adversidades que enfrentamos durante nossa vida com Cristo.

Continue lendo...


4. Egípcios = Adversários
Os egípcios simbolizam todos aqueles que levantam contra nós. Nesse caso pode também simbolizar o próprio Satanás nosso adversário.

5. Canaã = Lugar de Bênção
Por último temos a imagem da Canaã que para o povo de Israel era o lugar onde eles teriam paz. Para nós a vitória sobre a adversidade nos leva a um estado de paz no Senhor.

O mar vermelho foi o primeiro obstáculo que o povo de Israel precisou enfrentar após a saída do cativeiro. Entendemos então que mesmo após a nossa atitude, de aceitarmos uma mudança de vida ao andar com Cristo, nós enfrentaremos dificuldades. E muitas vezes é somente o mar vermelho que aparece a nossa frente tentando nos impedir de continuar marchando, mas muitas vezes somos afrontados por familiares, amigos e a sociedade em geral. Para enfrentarmos tantos problemas, temos que confiar em Deus como o povo de Israel fez. Diante do mar vermelho e dos egípcios, o povo de Israel precisava tomar uma atitude que todo cristão precisa tomar diante da adversidade. O povo podia: Render-se; Lutar com suas próprias forças ou Confiar em Deus e continuar marchando. O que você tem feito quando o momento difícil chega? Você tem se rendido e demonstrado sua covardia e total desconfiança em Deus? Você tenta resolver seus problemas de qualquer forma através dos seus próprios meios, mostrando sua impaciência, sem consultar a Deus em oração? Ou você tem confiado em Deus e esperado que Ele te dê a vitória? Observe que o povo não precisou nadar ou construir ponte ou barcos para atravessarem o mar, o próprio Deus abriu o mar para que o povo passasse. Da mesma forma quem nos dará a vitória sobre qualquer situação é o nosso Deus. Em Daniel 6.22, após uma noite na presença de leões famintos. O profeta diz que o Senhor enviou um anjo para fechar a boca dos leões. Daniel não precisou lutar contra os animais, o Deus todo Poderoso foi quem o livrou. Em Salmos 121.1-2, Davi declara de onde vem o nosso socorro. O nosso socorro vem do Senhor. Aleluia!

Quando estamos enfrentando uma adversidade somo afligidos pelos mesmos sentimentos que afligiram o povo de Israel diante do mar vermelho. Imagine a cena naquele lugar: angustia, lágrimas, desapontamento, murmuração e queixas tomaram conta do povo enquanto se esperava a morte. Vejamos então o que podemos aprender com os textos que seguem:

Êxodo 14.15: Deus manda Moisés incentivar o povo a continuar marchando. Entendemos então que diante das adversidades não podemos desistir, temos que enfrentar o problema e continuar a caminhar.
Êxodo 14.16: Deus ordena que Moisés toque no mar com o cajado. Devemos lembrar que Moisés é a figura de Cristo, portanto quem nos fará passar pela adversidade é o Senhor Jesus. È O Senhor quem abre o mar para que possamos chegar do outro lado com segurança.
Êxodo 14.17-18: Após a vitória, o Senhor será exaltado e glorificado diante daqueles que um dia zombaram e tentaram nos destruir.
Deus nos tirou do cativeiro para nos dá uma vida de bênçãos. Mas para nós chegarmos a nossa Canaã, precisamos enfrentar o nosso mar vermelho.


(Mateus 8.24-26) E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.

Deus permite que o tempo ruim chegue para provar a nossa fé. Não precisamos temer a tempestade. Nossa atitude deve ser de confiança naquele que está conosco em nossa embarcação.

(Filipenses 4.12-13) Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Que declaração tremenda de Paulo nessa passagem de Filipenses. Após enfrentar momentos de grandes aflições, após entregar sua vida para Cristo, o apóstolo escreve esse texto dizendo que ele aprendeu a passar pelos momentos difíceis e os bons também.

O Senhor é quem nos guarda e nos dá a vitória sobre todas as adversidades que enfrentamos. Que possamos permanecer firmes e inabalados em Cristo Jesus e que assim como Paulo, possamos declarar que “PODEMOS TODAS AS COISAS NAQUELE QUE NOS FORTALECE”. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Que a paz seja convosco!

Obrigado por vir. Paz seja convosco!